segunda-feira, 8 de novembro de 2010

A força da palavra estrutura

O que significa estrutura?

Originada do latim strutura, em sentido lato quer dizer a disposição e ordem das partes de um todo.

A ampliação do termo engloba a maneira como as partes de um todo se organizam numa totalidade. Entende-se como todo, qualquer substância, corpo vivo ou discurso.

Todo, pode se referir a uma obra literária, a uma obra musical, a uma construção capaz de suportar cargas ou a um organismo vivo.

O termo adquiriu adesão em diversas disciplinas, como anatomia, psicologia, geologia, matemática...

No entanto, é na arquitetura que encontramos o berço do sentido, que designa a maneira como o edifício está construído.

Impossível se encontrar definição mais precisa do que esta.

Em suma, estrutura é aquilo que revela a análise interna de uma totalidade: elementos, relações entre elementos e o sistema dessas relações.

Em outras palavras, refere-se a um tipo de análise que dá acesso ao esqueleto do objeto, para que nele se produza a distinção entre aquilo que se considera essencial, daquilo que se considera acessório.

Na verdade, a noção de estrutura sempre existiu ainda que sob outras designações, tais como: essência, forma, figura, conjunto, totalidade, organismo, sistema ou visão de mundo.

A palavra estrutura tem a idade da ciência e da filosofia ocidental.

Trata-se de um termo antigo, que se banalizou pelo uso indiscriminado, cuja mera utilização não caracteriza nada, ou seja, não indica compromisso ou filiação a qualquer disciplina do conhecimento.

Nenhum comentário: