segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

A importância do livro medieval

A capacidade operativa do dogmatismo se abastece da crença no poder que emana do texto. Este deve possuir o poder de iludir, produzindo a certeza de que nele está contida a verdade.
O papel do intérprete/transmissor do texto se assemelha ao do ilusionista que sustenta o jogo institucional com seu manejo técnico do engano ilusório.
O peso da coletânea do texto indica a existência de uma reserva potencial de autoridade, legitimada na potência mítica do livro.
A massa dessas obras antigas constitui a matéria-prima que dá forma a um texto morto, no qual se pode pesquisar e isolar um corpus júris.
O livro medieval é um objeto simbólico encerrado em si mesmo, do qual o comentador extrai palavras isoladas e as faz trabalhar para dizer algo, para dar sentido, para autorizar o discurso da autoridade.
O texto que o livro encerra tem um núcleo que envolve perigos e, portanto, deve ser desbravado apenas por aqueles detentores das chaves místicas, aqueles que irão compor os comentários a partir de uma lógica estrita.
A Lei figura no texto e é garantida pela posição do pontífice. Eis a origem da superioridade do texto no direito canônico.

Nenhum comentário: