segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Olhar / ser olhado

A excitação libidinal freqüentemente é despertada pela visão. Excitação cuja finalidade é olhar e ser olhado. O prazer de olhar, chamado escopofilia, tem como par antitético o prazer de ser olhado, que se expressa como prazer de exibir-se para outrem.
Este par antitético, de duas pulsões componentes, nos ajuda a compreender o processo de retorno da pulsão em direção ao eu, constituindo a mudança de seu objeto, mas deixando inalterado o seu objetivo, que consiste em obter satisfação através do olhar.
No prazer de olhar, o objeto é o outro, ao passo que no prazer de ser olhado, o sujeito, ele mesmo, se elege como objeto diante do outro.
Como se dá esse retorno da pulsão? No primeiro momento, o olhar é uma atividade, cuja força ativa se volta para um objeto, um outro sujeito. Esse momento é seguido de um segundo movimento de abandono desse objeto e de retorno do olhar para o próprio corpo, forma passiva que assume olhar, que em seguida finaliza seu movimento, com a introdução de outra pessoa para quem o indivíduo se exibe.

Nenhum comentário: